Ozonoterpia nas unidades de saúde do SUS em Porto Velho
Porto Velho, RO - É de autoria da vereadora Ellis Regina (Podemos), o Projeto de Lei 4436/2023, que autoriza o uso da ozonoterapia para tratamento de saúde oferecidos pelas unidades de saúde do SUS no município de Porto Velho.
A Lei prevê o uso do procedimento ozonioterpia para tratamento de vascolopatias e prejuízos decorrente da diabetes e deverá ser introduzida tanto pelo sistema público, quando pelos serviços conveniados ou contratados.
Segundo a vereadora, a técnica já está inclusa em Portaria do Ministério da Saúde, através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e amplamente já utilizadas em outros países desenvolvidos.
No Brasil, por exemplo, a técnica já é utilizada, através de doses terapêuticas precisas, em protocolos de atendimento odontológico, neurológico até oncológico. É, portanto, uma terapia que pode salvar muitas vidas.
“Quem é diabético sabe dos enormes riscos de saúde que traz a doença, que chega, em alguns casos à amputações de membros e até levar a morte. Essa terapia pode amenizar muito o impacto da doença em pacientes diabéticos, elevando a expectativa de vida de milhões de pessoas que precisam de um tratamento mais alternativo”, comentou a vereadora.
O que é e para que serve ozonioterapia?
A ozonioterapia é realizada através da administração do ozônio no organismo, o gás é composto por 3 átomos de oxigênio (O3) e tem como objetivo de facilitar a oxigenação dos tecidos, afim de elevar a resposta do sistema imunológico, auxiliando nas doenças infecciosas.
Fonte: Assessoria
0 Comentários