A vereadora vai propor a criação do Dia do Levante Feminino e a criação da Subprocuradoria da Mulher
Porto Velho, RO - A vereadora Ellis Regina (PODEMOS) presidiu na manhã desta quarta-feira 26.04 a audiência pública da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Mulheres, na Câmara Municipal de Porto Velho, para debater temas de grande relevância social de promoção, a proteção, a defesa e o enfrentamento a violações dos direitos das mulheres.
Dentro dessa perspectiva, a vereadora anunciou a criação do Projeto de Lei n°4475/2023, que institui no calendário municipal o dia 25 de março como o Dia do Levante Feminino, em memória das vítimas do feminicídio, e o Projeto de Resolução 769/2023, que autoriza a criação da Subprocuradoria da Mulher, da Câmara Municipal de Porto Velho.
A audiência teve a participação de várias palestrantes, como a Feminista Historiadora e Escritora Rizolene Maria de Souza, Rizzo, autora do livro "Metendo a Colher" que falou sobre o tema “Luta Feminina/Feminismo”;
Dra. Tâmera Paddin Marques Marin: Promotora de Justiça, que palestrou sobre o tema “A violência contra mulher”
A médica ginecologista e obstetra Hellen Pereira Danilucci, do Hospital de Base: Servidora da maternidade municipal Mãe Esperança, que abordou o tema “Saúde da Mulher”
Sandréia Costa: Presidente do Conselho estadual da Mulher, que abordou a função do colegiado no controle social e o trabalho que vem realizando contra a violência às mulheres através de proposituras de políticas sociais apresentadas às autoridades.
A vereadora Ellis Regina tem sido uma das grandes vozes de defesa das mulheres no Parlamento Municipal, inclusive como líder sindical representativo dos servidores da capital. Segundo ela, o tema deve ser tratado sempre como pauta prioritária de discussão.
“Todas aqui estamos reunidas para debater um problema social preocupante que é a escalada da violência contra as mulheres. Infelizmente, o Estado está inserto em uma triste estatística de ´campeão´ em feminicídio.
É uma luta que precisa de enfrentamento diário e, por isso, apresentei as duas proposituras. Precisamos unir forças e estarmos juntas em estado permanente para tentar mudar essa realidade que tem atingido e tirado a vida de tantas mulheres”, disse a vereadora.
Fonte: Assessoria
0 Comentários