Porto Velho, Rondônia - Danilo Silva, de apenas 17 anos, não teve tempo de desfazer as malas da Colômbia, onde foi campeão dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens. Em menos de 23 horas do seu retorno, recebeu a convocação para a Seleção Brasileira de Judô. O judoca vai disputar a "Small Country Challenge", que acontece na cidade de Lahti, na Finlândia.
Além da competição que acontece entre os dias 1 e 9 de julho, o atleta rondoniense vai participar de um treinamento de campo com a comissão técnica da seleção.
O atleta já é tricampeão nacional, mesmo com a pouca idade. O estudante rondoniense da rede pública de ensino já colocou o seu nome no Judô Nacional. A deficiência visual, segundo ele, não é um impeditivo para o atleta fazer o que ama: esporte.
Mesmo com a pouca idade, Danilo já acumula grandes títulos e conquistas, entre elas:
Tricampeão Nacional de Judô Paralímpico;
Campeão Mundial, ao vencer lutas no Gymnasiade 2022. A maior competição escolar, que ocorreu na região da Normandia, na França, no ano passado;
Campeão dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, na Colômbia, no último fim de semana.
Agora o destino é outro: Finlândia. Danilo vai representar o Brasil pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, na categoria J1 até 73Kg. O jovem não possui visão.
Projeto de Judô
O judoca faz parte do "Projeto judô escolar - futuro vencedor", que oferece a modalidade para estudantes da rede pública de ensino.
José Oliveira participa do projeto e treina Danilo como sensei. O atleta portovelhense treina desde os seis anos no projeto "Judô escolar - Futuro Vencedor". O projeto é gratuito. Os treinos acontecem na Escola Estadual Governador Jesus Burlamaqui Hosannah. A escola é localizada na rua das crianças no bairro Floresta, na zona sul da capital.
O projeto oferece aulas de judô tanto para os estudantes da escola como também para a comunidade geral.
Fonte – Portal SGC
0 Comentários