Presidente chegará à Europa nesta terça-feira (20); ele também terá agendas na Itália e na França
Porto Velho, RO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá falar sobre a guerra na Ucrânia na reunião que terá com o papa Francisco nesta semana no Vaticano. A informação foi passada durante briefing da viagem passado pelo Palácio do Itamaraty.
“Há assuntos de interesse global e de interesse regional porque o papa tem interesse nessas matérias. Por exemplo: a guerra da Ucrânia. Provavelmente falarão da guerra da Ucrânia. Certamente trocarão perspectivas e ideias sobre esse assunto”, disse a embaixadora Maria Luisa Escorel, secretária de Europa, Estados Unidos e Canadá do Itamaraty.
Ela afirmou que ambos devem tratar também de fome e meio ambiente.
“A pauta do governo Lula tem muita convergência com a pauta da Santa Sé sobre redução da pobreza, desenvolvimento sustentável, redução de desigualdades e combate a injustiças sociais e a fome”, disse.
Lula também se encontrará com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
“É um encontro mais de natureza pessoal. Lembrem-se de que ele foi uma das personalidades que visitou o presidente Lula quando ele se encontrava preso em Curitiba. Isso gerou naturalmente grande empatia e amizade entre os dois”, disse.
Nesta oportunidade vão debater as relações bilaterais e também acordo União Europeia-Mercosul. “A Itália é um dos países que apoiam vivamente a conclusão do acordo”, disse a embaixadora.
Ela afirmou que houve um pedido brasileiro para um encontro com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, que acabou não sendo marcado por questão de agenda dela.
“Foi considerado, de fato, um encontro, mas, por um problema de agenda, não foi confirmado”, disse.
Conferência em Paris
Lula também irá à França para uma conferência internacional do Clima.
O Itamaraty confirmou à CNN que o presidente deverá discursar durante o Global Citizen, um festival de música.
A fala de Lula está prevista para quinta-feira (22) à noite. Na manhã do dia seguinte, ele discursará na Conferência do Clima.
Fonte: CNN Brasil
0 Comentários