Fecomércio - RO: 40 anos contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Brasil 364

Fecomércio - RO: 40 anos contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado


O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE celebra trabalho exitoso em defesa, representação empresarial e na promoção da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio

Porto Velho, RO - No ano de 2023 a Federação do Comércio (Fecomércio) comemora 40 anos de atuação em prol do desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo em Rondônia. Ao longo de quatro décadas, a entidade se consolidou como uma das mais importantes do terceiro setor do Estado, representando os interesses dos empresários e comerciantes, por meio da promoção de ações e políticas públicas; bem como a geração de emprego e renda.

Desde a sua fundação, em 1983, a entidade e seus Sindicatos Empresariais Filiados trabalham sistematicamente para garantir melhores condições de desempenho para os empresários do comércio, sempre buscando inovar e se adaptar às mudanças do mercado.

Sob uma gestão compartilhada entre a Diretoria e o Presidente Raniery Araújo Coelho, que também é vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Fecomércio-RO avança em conquistas de importantes garantias para o setor, como aumento do subteto do Simples estadual de R$ 1,8 milhões para 3,6 milhões; regulamentação da Lei do ICMS que resultou na diminuição de 1% na alíquota geral; defesa da implantação dos ELOs do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira; fomento ao turismo receptivo por meio do Conselho Empresarial de Turismo (Conetur); instalação da primeira Estância Turística em Ouro Preto do Oeste e a criação do Porto Velho Sport Fishing; defesa da revitalização de aeroportos e implementação de voos interligando Porto Velho aos municípios de Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena; defesa da redução do ICMS de 25% para 4%; contribuição para o Turismo Gastronômico em Rondônia, com a criação do prato "Pirarucu Rondon” e a defesa da revogação das leis que tratam sobre feriados estaduais.

Em paralelo à defesa da classe empresarial, a entidade também administra a atuação dos seus braços sociais, o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Estudos do Estado de Rondônia (IFPE) – importantes instituições que promovem, respectivamente, programas sociais (educação, saúde, lazer, assistência e cultura), qualificação profissional (inserção do jovem aprendiz no mercado de trabalho, educação gratuita e ensino à distância) para trabalhadores do comércio, seus dependentes e público geral; e promoção de pesquisas e ações que visam o desenvolvimento sustentável, a melhoria da renda e da qualidade de vida do Estado.

“O Sistema Fecomércio-RO administra as ações e programas do Sesc e Senac, formulando propostas de transformação social e profissional. E essa atuação não seria possível sem o comprometimento dos empresários, que acreditam que a economia só tem êxito quando toda a sociedade está envolvida e amparada para tal fim. Esses empreendedores contribuem com a transformação de milhares de vidas, seja no seu quadro funcional, seja para população em geral”, destaca Raniery.

CNC E O IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO COMERCIAL DE RONDÔNIA

A trajetória dos 40 anos de atuação da Fecomércio em Rondônia está vinculada ao apoio e defesas conjuntas com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio do Presidente Dr. José Roberto Tadros, que contribui para o fortalecimento da economia do Estado e para geração de empregos.

“A CNC criou todas as federações do comércio, ela coordena um trabalho integrado em todos os Estados pelo compromisso em ver o setor do comércio avançar a nível nacional. Em Rondônia, desenvolvemos programas e ações que visam a representatividade da classe empresarial.

Ao longo dos anos, a Fecomércio tem se destacado pela sua atuação em defesa dos direitos dos empresários, representando-os perante os poderes públicos e apoiando iniciativas que visam a redução de impostos e a simplificação das obrigações tributárias”, comenta o Presidente da Fecomércio-RO e Vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coelho.

Os empresários rondonienses também participam do Conselho e da Diretoria da Fecomércio, além de integrarem os Sindicatos que trabalham em prol do comércio de Rondônia. O compromisso da classe com o crescimento econômico resulta na geração de renda, empregos e desenvolvimento com apoio social aos trabalhadores e suas famílias, criando uma parceria de sucesso.

PROGRAMAÇÃO DE CELEBRAÇÃO

Com quatro décadas de trabalho sistemático, a Fecomércio reafirma em 2023 o seu comprometimento com o desenvolvimento econômico e social do Estado por meio de ações estratégicas e programas de qualidade. E para celebrar os 40 anos de trabalho contínuo e exitoso, a entidade realizará uma série de eventos e ações especiais ao longo do ano a nível de Sistema (que engloba as instituições Sesc, Senac e IFPE). Entre as atividades previstas estão palestras, ações nas áreas de cultura, lazer, educação, saúde e assistência; cursos de qualificação profissional, dentre outras iniciativas que vão reunir empresários, especialistas e público interessado para discutir temas relevantes a nível social e de mercado.


As programações alusivas serão divulgadas nas redes sociais do Sistema:

•Fecomércio: https://www.instagram.com/fecomercio_ro/
•Sesc: https://www.instagram.com/sesc_ro/
•Senac: https://www.instagram.com/senacrondonia/

Fonte: G1/RO

Postar um comentário

0 Comentários