O PROGRESSO DE RONDÔNIA É UMA REALIDADE PURO-SANGUE - Por Juvenil Coelho
Porto Velho, RO - Em pouco mais de 30 anos desde que nos tornamos um estado, fomos a unidade federativa que mais cresceu no cenário nacional. Os dados e indicadores das agências reguladoras confirmam isso, e as obras realizadas nesse curto período de tempo deixam poucas dúvidas de que nosso avanço foi notável em todos os aspectos do desenvolvimento.
Isso é evidenciado pelo fato de que, do ponto de vista econômico, somos atualmente o estado com o menor índice de desemprego do país, líder na expansão do agronegócio nos últimos três anos, o que tem impulsionado grandes e médias empresas a se estabelecerem em nosso promissor recanto. Em suma, com segurança, podemos reafirmar as palavras do Coronel Jorgei Teixeira de que aqui seria construído um novo Eldorado, como verdadeiras e inadiáveis.
Além disso, somos o estado com o maior potencial energético em termos de energia limpa, com três grandes usinas hidroelétricas em pleno funcionamento. Todos os municípios estão interligados por vias de acesso rodoviário tanto ao restante do Brasil quanto aos portos do oceano Pacífico. Por outro lado, nas áreas sociais essenciais, erradicamos a malária em nossa região e fomos um modelo no combate ao vírus da epidemia mais recente.
Em suma, temos motivos de sobra para celebrar nossas conquistas. Nem mesmo importa que uma minoria de detratores, alguns despreparados e sem o mínimo conhecimento de causa, queira manchar nossa boa imagem. São sempre os mesmos polêmicos fofoqueiros de plantão que se utilizam das redes sociais para críticas vazias, na tentativa de disseminar inverdades e pessimismo.
Fazer o quê? Infelizmente, nem mesmo o Cristo Redentor, Senhor dos senhores, escapou da maldição dessa casta de detratores, pois são os mesmos espíritos farisaicos e hipócritas que buscavam atormentar seu grupo de apóstolos com tamanhas heresias e falsidades. No entanto, a boa notícia é que pelo menos quatro de nossos últimos governantes tiveram um comportamento louvável no comando do estado.
Não é segredo para ninguém que tanto as grandes civilizações quanto os maiores e menores centros e províncias crescem ou diminuem de acordo com a organização de seus líderes políticos. É evidente que não podemos comparar diretamente nosso estado com os estados mais potencializados do sul e sudeste, mas sim em termos proporcionais. Levando em consideração também nossa extensão territorial e nossa idade desde a promulgação. Por fim, vale ressaltar que municípios como Vilhena e Cacoal registraram índices de desenvolvimento humano melhores que a média nacional.
O autor é um analista político e diretor executivo do Instituto Phoenix de Pesquisa Descritiva.
0 Comentários