Marcelo Cruz valoriza importância de usina da Emater para produção leiteira em Rondônia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Brasil 364

Marcelo Cruz valoriza importância de usina da Emater para produção leiteira em Rondônia


Parlamentar realizou visita ao Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste

Porto Velho, RO - A usina de nitrogênio do Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste, tem sido essencial para a produção leiteira e para o melhoramento genético bovino em Rondônia. Recentemente, o local foi visitado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (Solidariedade), juntamente com o diretor presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Luciano Brandão, e com a secretária Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri) de Ji-Paraná, Juscélia Dallapicola.

Essencial para a conservação de sêmen e de embrião utilizados em fertilização artificial, especialmente ao gado leiteiro, a usina tem sido utilizada para abastecer as botijas de armazenamento, que são utilizadas na inseminação artificial de suas matrizes. O transporte do produto é assegurado pelo caminhão criogênico da Emater, o qual tem capacidade para transportar 1250 litros de nitrogênio.

O nitrogênio produzido e distribuído pela Emater conta com subsídio do Governo de Rondônia, que reduz o custo para o agricultor familiar em mais de 50%, contemplando, prioritariamente, os produtores rurais atendidos por programas da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).


Para parlamentar, Emater se destaca pelo trabalho junto à produção leiteira estadual (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

"O nitrogênio é um produto de difícil acesso em virtude do seu alto valor no mercado e temos acompanhado o trabalho desempenhado pela Emater que tem providenciado toda logística, facilitando o acesso do produtor interessado nessa tecnologia de melhoramento genético que contribui efetivamente para apurar a qualidade genética do animal, ampliar a produção do leite e criar animais mais saudáveis", destacou o deputado estadual Marcelo Cruz.

De acordo com o parlamentar, a medida tem favorecido a promoção do melhoramento genético do rebanho leiteiro, através das técnicas de inseminação artificial e fertilização in vitro com o intuito de garantir a qualidade e produtividade leiteira rondoniense. "Precisamos aprimorar ações e melhorar nosso rebanho bovino com o objetivo de fomentar a elevação da produtividade leiteira.

Temos um grande rebanho em nosso estado e podemos potencializar nossa produção ainda mais. Vamos trabalhar para estimular políticas públicas para que possamos contribuir com as próximas gerações, buscando tornar a produção ainda mais eficiente e lucrativa ao nosso produtor", frisou Marcelo Cruz.

Fonte: ALE/RO

Postar um comentário

0 Comentários