Porto Velho, RO - O Instituto Phoenix divulgou nesta terça-feira 07.05 uma pesquisa de mídia e motivação que aponta a preferência da população a respeito de programação, emissoras de televisão, apresentadores e veículos de informação da cidade de Porto Velho.
No item 02 da pesquisa – O que mais você busca na TV e Rádio entre os programas – 36,08% dos entrevistados disseram “Novelas e Lazer”, seguido de “Notícias/Jornal” (21,25%) e músicas (12,69%). A faixa etária que mais gosta de novelas (47,3%) possui 31 a 40 anos.
Na tabela abaixo, confira todas as alternativas da pesquisa estimulada e o percentual de cada uma delas, de acordo com a faixa etária. Perceba que esportes, e programas sócio-culturais e rurais ocupam as últimas colocações no gosto popular.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Já o Item 02 da pesquisa (meios de comunicação) – “Qual o veículo de informação que você mais se utiliza no cotidiano por conter informação, notícia e entretenimento”?, 33,44% dos entrevistados votaram na alternativa “Somente a TV”, seguido de “TV e Rádio” (8,73%), “TV e Internet” (7,91%) e “Tudo na Internet” (6,43%).
Na tabela abaixo, confira todos os números obtidos na pesquisa estimulada. Perceba que o público feminino (38,3%) declarou que encontra informação, notícia e entretenimento somente na televisão. Já o público masculino foi maioria na hora de apontar “TV e Rádio”. A alternativa “Celular” foi quase idêntica para homens e mulheres (11,8% contra 11,9%).
EMISSORASNo item 03, a pergunta foi sobre a preferência do público em relação a emissoras de TV para acesso a conteúdos sobre assuntos sociais, culturais e entretenimento. O resultado apontou a Rede Globo de Televisão como a TV mais sintonizada entre os 25,01% dos entrevistados, seguido da Rede Record (15,97%) e SBT (10,76%).
Na tabela abaixo, confira as emissoras preferidas dos entrevistados e as audiências dessas emissoras. Note que 31,8% dos entrevistados que preferiram a Rede Globo moram na Zona Leste de Porto Velho. Moradores da região central da cidade são os que menos preferem a emissora (20,7%).
MELHORIAO último quesito da pesquisa fez o seguinte questionamento: “Para melhorar a qualidade de mídia falada, o que você sugere”?.
A primeiríssima colocação ficou para a resposta “Filtrar informações Confiáveis” 4,61%, seguido de “criar bancos de empregos” (4,12%), Programas Educativos (3,46%), e Melhorar as imagens e locuções (2,80%).
Na lista abaixo, confira todos os 52 quesitos apontados pelos entrevistados. Note que alternativas como “Valorizar os Repórteres”, “Incentivo às entidades classistas”, e polemizar as administrações públicas têm pouca relevância para o público na hora de sugerir a qualidade da mídia que ele assiste diariamente.
DADOS DA PESQUISA
Pesquisa realizada com 607 entrevistados entre os dias 28 a 30 de abril de 2024 com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa é assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (CONRE 7655-A) e foi realizada com recursos próprios do instituto.
0 Comentários