Prazo chega ao fim sem que Ministério da Educação divulgue resultados de alfabetização

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Brasil 364

Prazo chega ao fim sem que Ministério da Educação divulgue resultados de alfabetização

'Nos preocupa que uma possível divergência nos indicadores do Saeb e do Criança Alfabetizada tenha sido a causa de não terem liberado esses dados', alerta especialista


O presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, durante conferência de educação — Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo/30-01-2024

Porto Velho, Rondônia -
O Ministério da Educação (MEC) não divulgou os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que mediram a aprendizagem das crianças do 2º ano do ensino fundamental. É nesta etapa escolar que elas estão sendo ensinadas a ler e a escrever. De acordo com uma portaria do MEC, o resultado deveria ser divulgado nesta quarta-feira. Neste dia, o MEC divulgou o Saeb do ensino fundamental e médio.

Em maio, o ministério anunciou dados sobre a alfabetização de crianças dessa etapa escolar realizados pelo programa Criança Alfabetiza, que usou metodologia aplicada pela primeira vez para testar a eficácia do ensino.

— Nos preocupa que uma possível divergência nos indicadores do Saeb e do Criança Alfabetizada tenha sido a causa de não terem divulgados esses dados — alertou Corrêa.

Na entrevista, o ministro não tratou dessa hipótese. Mas salientou que as metodologias das duas pesquisas são diferentes.

— Definimos que a avaliação do Criança Alfabetizada será censitária e anual. Foi uma construção pactuada com os governadores, com metas para a alfabetização. Isso não impede que o Inep possa divulgar os dados do Saeb, que são censitários. Mas são metodologias diferentes — afirmou.

Santana acrescentou que o Inep trabalha para a criação de um novo Ideb. Um grupo de especialistas foi formado para discutir possíveis mudanças de metodologia, no cálculo da nota e também o estabelecimento de novas metas. Esse foi o primeiro ano desde 2007 em que as redes não tinham um objetivo estabelecido. Também por isso, o ministério optou por utilizar a meta criada para o ano de 2021 como parâmetro.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

0 Comentários