Em outubro, último fenômeno que pode ser visto no país será um solar anular
Eclipse solar visto de Porto Alegre em 2019 — Foto: Juan Mabromata/AFP
Porto Velho, Rondônia - Após a ocorrência de um eclipse parcial da Lua, que aconteceu nesta terça-feira, que os brasileiros de todas as partes do país puderam observar, já tem um novo evento que poderá ser observado em breve. Além do fenômeno, uma "superlua" também pode ser contemplada pouco depois. O evento acontece à 1h47 da quarta-feira.
No dia 2 de outubro, um eclipse solar anular será visível em boa parte do país como parcial. Acontece quando a Lua está mais distante da Terra. Como a Lua está mais distante, ela parece menor. Não bloqueia toda a visão do Sol. O anular passará pelo país como parcial, assim, quem olhar para o céu verá o Sol "mordido" pela Lua.
O eclipse, neste caso, acontece quando planeta está alinhado com o Sol e a Lua entre os dois astros. Com isso, a Terra projeta sua sombra e encobre parte da superfície do satélite. A observação do evento bastou olhar para o céu no período do fenômeno.
A previsão é que começasse às 21h41, chegasse ao seu máximo às 23h44 e terminasse na quarta-feira (18), à 1h47. Além do eclipse, a noite também foi marcada pela presença da Superlua da Colheita.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários