Governo de RO alcança o 2º lugar no Brasil e lidera na região Norte, em Gestão de Recursos da União

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Brasil 364

Governo de RO alcança o 2º lugar no Brasil e lidera na região Norte, em Gestão de Recursos da União

O estado alcançou o 2º lugar no ranking nacional e o 1º lugar na região Norte

Porto Velho, Rondônia -
O governo de Rondônia continua se destacando no cenário nacional pela excelência na gestão dos recursos públicos federais. Em novembro, o estado alcançou o 2º lugar no ranking nacional e o 1º lugar na região Norte, no Índice de Desempenho na Gestão das Transferências Discricionárias e Legais da União (IDTRU-DL).

O resultado é consequência do trabalho desenvolvido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), rede de parcerias e demais secretarias.

O IDTRU-DL avalia o desempenho dos órgãos e entidades na gestão dos recursos federais, com base em 11 indicadores coletores do sistema Transferegov.br. Esses indicadores medem a eficiência e eficácia nas fases de proposição, execução e prestação de contas dos projetos. O índice, calculado mensalmente, varia de 0 a 1 e considera fatores como o percentual de sucesso das propostas, uso do aplicativo de fiscalização, cumprimento de prazos e conclusão integral dos projetos. Participam do índice, as instituições que utilizam a plataforma para gestão das transferências.

Os principais diferenciais que garantiram a conquista de Rondônia, foram a utilização eficaz do aplicativo de fiscalização, alto percentual de instrumentos implementados dentro do prazo e desempenho médio superior. Os fatores refletem a transparência, pontualidade e boa aplicação dos recursos, além de demonstrar o impacto positivo da tecnologia na gestão pública, que contribui para maior eficiência e controle nos processos administrativos.

RESPONSABILIDADE E TRANSPARÊNCIA

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a posição reflete o empenho do estado em aplicar com responsabilidade e eficiência os recursos recebidos da União, beneficiando diretamente a população. “O resultado é produto do trabalho coordenado da equipe. O governo tem se dedicado a fazer uma gestão responsável e transparente, e isso é reconhecido em índices como o IDTRU-DL, e colocando Rondônia entre os melhores estados do país, graças ao esforço dos servidores e à aplicação correta dos recursos. Esse avanço é para toda a população, que merece receber os melhores serviços e infraestrutura”, ressaltou.

A secretária da Sepog, Beatriz Basílio, enfatizou a importância da capacitação e integração entre as secretarias como um diferencial para o bom desempenho do estado. “Trabalhamos de forma integrada, com um corpo técnico cada vez mais capacitado, para garantir que os projetos sejam bem planejados e executados dentro do prazo. O uso de ferramentas como o aplicativo de fiscalização nos permite monitorar cada etapa, corrigir eventuais falhas e alcançar mais eficiência. Nossa meta é sempre melhorar e elevar Rondônia ao topo dos índices de gestão pública.”

Com uma gestão voltada à eficiência e transparência, o governo de Rondônia segue avançando na posição de destaque entre os estados brasileiros. Além do reconhecimento nacional, o estado continua a fortalecer suas bases administrativas, apostando na modernização dos processos e no desenvolvimento dos servidores para atender à população.

Postar um comentário

0 Comentários