Atos reuniram trabalhadores e movimentos sociais em Porto Velho, Ji-Paraná e Ariquemes para dar visibilidade à luta pelo fim da escala 6x1
Na última sexta-feira (15), o Movimento VAT (Vida Além do Trabalho) mobilizou trabalhadores e movimentos sociais em atos simultâneos nas cidades de Porto Velho, Ji-Paraná e Ariquemes.
Em Porto Velho, o ato ocorreu no Espaço Alternativo. Em Ji-Paraná, a mobilização aconteceu no Beira Rio Cultural, enquanto em Ariquemes o ponto de encontro foi a Praça do Lago.
O objetivo da iniciativa era dar visibilidade à luta pelo fim da escala 6x1, jornada estabelecida pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) em 1° de maio de 1943 que prevê seis dias de trabalho consecutivo e um dia de descanso remunerado.
Com bandeiras e panfletos, os manifestantes chamaram atenção da população para os impactos negativos desse modelo de trabalho na saúde física e mental, na convivência familiar e na qualidade de vida dos trabalhadores.
Pacíficos, os atos contaram com a participação de movimentos sociais e apoiadores da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da deputada federal Erika Hilton (PSOL) que visa proibir esse tipo de escala na CLT.
Movimento VAT começa a crescer em RondôniaO Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), liderado nacionalmente por Rick Azevedo, eleito vereador no Rio de Janeiro, vem ganhando força em Rondônia.
Os atos da última sexta-feira marcaram o início de uma série de ações regionais para conscientizar a população rondoniense sobre a causa.
Os manifestantes destacaram o impacto positivo que o fim da escala 6x1 teria na vida de milhões de brasileiros.
Família, saúde e qualidade de vidaSegundo os organizadores, o objetivo principal das mobilizações contra a escala 6x1 é humanizar as relações de trabalho.
“A escala 6x1 adoece os trabalhadores. Lutamos por uma jornada justa, que permita às pessoas terem tempo para si mesmas e para seus entes queridos”, afirmou Oseias Oliveira, coordenador do VAT em Rondônia.
Os representantes do Movimento VAT e as organizações que apoiaram o ato esperam que a mobilização em Rondônia inspire outras pessoas a se unirem à causa.
Próximos passosCom a PEC agora em tramitação na Câmara, os atos do Movimento VAT devem continuar a ocorrer em diferentes cidades do estado e do país, com o objetivo de engajar mais pessoas na luta por condições de trabalho mais humanas.
A adesão crescente ao movimento, principalmente entre os jovens, mostra que trabalhadores e trabalhadoras não aceitarão mais jornadas exaustivas que colocam em risco a saúde e o direito ao convívio familiar.
O desafio agora é transformar a pressão das ruas em resultados concretos no Congresso Nacional.
0 Comentários