Sala Especializada atenderá prioritariamente crianças suspeitas de violência, com suporte de equipe multiprofissional
Com o intuito de acolher crianças suspeitas vítimas de violência, o governo de Rondônia inaugurou na quinta-feira (7), no Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), a Sala Especializada. Criada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o ambiente oferece atendimento personalizado e humanizado para crianças em situação de vulnerabilidade, visando garantir um cuidado humanizado.
A Sala Especializada será dedicada prioritariamente às crianças suspeitas vítimas de violência, oferecendo acompanhamento de uma equipe multiprofissional com ênfase em casos de violência sexual, garantindo um suporte completo às necessidades das crianças.
O ambiente dispõe de recursos especializados ao atendimento e acolhimento humanizado, seguindo rigorosamente os fluxos e protocolos operacionais. De acordo com a diretora do HICD, Antonieta Machado, a Sala Especializada possui uma estrutura sistematizada. “Será um ambiente seguro, que vai garantir um atendimento acolhedor e privado, permitindo que o paciente se sinta à vontade para falar. As informações serão tratadas com total confidencialidade”, ressaltou.
AMBIENTE SEGURO
Os serviços oferecem exames especializados e suporte psicológico para crianças vítimas de violência
A estrutura do consultório foi planejada para atender à diferentes necessidades, oferecendo um ambiente seguro para as crianças suspeitas vítimas de violência, especialmente sexual. A diretora do HICD destacou ainda, a importância da integração dos atendimentos, ressaltando que o espaço conta com uma equipe de profissionais que conduzirá os casos de forma objetiva, clara e otimizada, evitando a repetição do trauma.
“A organização dos serviços de atendimento às suspeitas vítimas de violência sexual exige o trabalho de equipes multiprofissionais, garantindo respeito e sigilo,” enfatizou a diretora do Hospital Infantil Cosme e Damião.
PROTEÇÃO SOCIAL
Os serviços estão articulados com as redes de atenção à saúde e de proteção social, incluindo a realização de exames de corpo de delito em casos de violência sexual, onde o perito deverá se deslocar até o HICD para a realização do exame, evitando o deslocamento e a exposição do paciente. Além disso, será realizado o encaminhamento para que haja o devido acompanhamento psicológico, para tratar os traumas de violência, que podem ter efeitos profundos a longo prazo.
O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, destacou o compromisso das equipes em oferecer um atendimento humanizado e especializado no Hospital Infantil Cosme e Damião para crianças suspeitas vítimas de violência. “Com iniciativas como essa, estamos construindo um sistema de saúde pública que coloca a proteção e o acolhimento das crianças como prioridade, proporcionando um ambiente seguro e de cuidado especializado.”
0 Comentários